PSICOLOGIA

Psicoterapia

Não é só uma conversa, nem mesmo um conselho de amigo ou de alguém com experiência de vida para lhe dizer o quê e como fazer.

A psicoterapia age como facilitadora do diálogo interno entre você e o seu mundo, promove o ajuste entre o que se pensa, faz e sente. Possibilitando uma maneira de ser autêntico e capaz de organizar a própria existência de forma responsável, saudável e consciente de suas escolhas. O terapeuta utilizará de procedimentos e técnicas de sua abordagem teórica a fim de promover mudanças e levar a pessoa no sentido de um funcionamento mais adequado para ela.

Transtornos de Ansiedade

Qualquer um de nós pode se sentir ansioso, a ansiedade é tanto um sentimento como uma cognição, o problema é quando tais funcionamentos ficam  desajustados e causam sofrimento, improdutividade, falta de atenção, inquietação, além de outros sintomas físicos e psíquicos. E quando diagnosticados os transtornos são caracterizados em ansiedade generalizada, pânico, fobias obsessivo-compulsivo ou pós-traumático, podendo ainda ter comorbidade com outros transtornos de ordem psicológica.

Faça uma autorreflexão e se perceber que algo não está bem, não estie em buscar ajuda profissional. 

Depressão

Do ponto de vista psicopatológico um quadro depressivo é denotado por características mais ressaltadas como humor triste e o desanimo. Que se manifestam em uma multiplicidade de sintomas afetivos, neurovegetativos, biológicos e cognitivos. E em depressões graves, sintomas psicóticos como alucinações e delírios podem compor o quadro sintomático.

O tratamento é multidisciplinar, sendo a psicoterapia um dos recursos que possibilita melhoria na qualidade de vida dos pacientes com depressão. 

Stress e sindrome de Burnout

O trabalho pode ocupar grande parcela do tempo e do convívio social das pessoas, bem como contribuir para as conquistas e realização pessoal. Nesse contexto existem as influências organizacionais, pessoais, rotinas, trabalhos e a sociedade, que podem ser favoráveis ou adversas.

Quando adversas, tais influências levam á prolongados níveis de stress, exaustão emocional, irritabilidade, distanciamento afetivo e diminuição da realização pessoal e profissional; e é importante atentar-se, pois são características da síndrome de bournaut que afeta profissionais nas mais variadas profissões. 

Relacionamentos Afetivos

Nas relações amorosas, o ciclo do contato com o outro se dá para satisfazer as necessidades românticas (respeito, serenidade, amizade, etc.) e eróticas (anseios sexuais) que são incitadas por sentimentos de amor e paixão.

Sentimentos esses que são vivenciados em diferentes formas por cada indivíduo, mesmo com as influências sociais que determinam padrões para seus significados.

As diferentes formas de vivenciar uma relação amorosa, bem como as suas necessidades implicam em alguns casos, conflitos entre parceiros, prejudicando o bem estar emocional e físico de um ou de ambos os envolvidos. Em alguns casos as pessoas perdem a autenticidade para manter uma relação e dar conta das imposições sociais ou agradar o parceiro (a), agindo da maneira que gostariam de ser e não como são. 

Na terapia são trabalhados os conteúdos da personalidade do paciente e aqueles que são introjetados pelo meio, assim ele é capaz de vivenciar de maneira satisfatória e autentica as suas relações. 

Autoconhecimento

A incessante busca da felicidade, de um propósito e sentido para a vida, são pensamentos que norteiam a existência humana. A construção do ser se dá no mundo a partir do que é percebido, compartilhado e compreendido nas mais diversas relações e contextos da vida. Porém muita das vezes, vivenciadas no "piloto automático", sem a consciência plena do que pensa-sente-faz; vivendo incoerente com seus princípios e valores em uma inautenticidade que traz o vazio, a tristeza a falta de sentido para a vida e suas conexões.

Não se pode ter o controle ou a certeza de que algo não irá lhe atingir, porem pode-se conhecer a si mesmos e encontrar as formas de lidar com o que lhe afeta a partir daquilo que se é, e não do que gostaria de ser.

Ludoterapia com crianças

A brincadeira no processo terapêutico Infantil é uma importante ferramenta de trabalho na psicoterapia, assim como uma forma saudável da criança elaborar seus sentimentos. Ela pode representar na brincadeira um momento que considerou difícil na vida real e modificá-lo.

Entre em contato com nossas profissionais ou deixe sua mensagem

© 2017 VIAGEM EMOCIONAL. Rua Sergipe 282, Barueri - SP 06440-140
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis!