NEUROPSICOLOGIA
Avaliação Neuropsicológica
Neuropsicologia é um campo da psicologia que estuda o cérebro e os aspectos cognitivos versus o comportamento humano.
A Avaliação Neuropsicológica visa a compreensão de todas as funções cognitivas, como a atenção, memória, funções executivas, linguagem, percepção, eficiência intelectual, personalidade e aspectos emocionais que impactam no comportamento e funcionamento cognitivo.
Também contribui na investigação do diagnóstico ou no diagnóstico diferencial, quando as limitações e dificuldades encontradas ainda não tem uma causa, ou quando há dúvida sobre o diagnóstico.
Através da Avaliação podemos compreender os pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos no indivíduo; propondo uma intervenção assertiva para uma vida mais funcional.
Alguns exemplos em que a avaliação pode contribuir: Autismo, TDAH, Distúrbios de Aprendizagem, Epilepsia, AVC, Parkinson, Alzheimer, Alterações de Comportamento, Stress, Transtorno Pós-Traumático, dentre outras.
Reabilitação Neuropsicológica
A Reabilitação Neuropsicológica tem o intuito de reabilitar ou habilitar funções cognitivas em indivíduos que tenha algum comprometimento cognitivo, comportamental, emocional ou psicossocial.
O cérebro tem a chamada plasticidade cerebral, que é a capacidade de se readaptar após uma lesão ou déficit, por ser um sistema funcional as regiões e funções preservadas se reorganizam para sanar os prejuízos cognitivos.
A reabilitação se baseia em atividades intencionalmente elaboradas para estimular o cérebro e as funções cognitivas, adaptar o ambiente e a rotina do paciente para uma vida mais funcional.
A reabilitação inicia-se após um processo de avaliação, onde foi detectado os pontos fortes e as fragilidades encontradas, e a partir disso elaborar um plano de intervenção focado nas necessidades do indivíduo.
A reabilitação é uma técnica para diversas demandas, como transtornos neurológicos, neuropsiquiátricos, do desenvolvimento, lesões adquiridas e quadros degenerativos.